MENU
X



Home > Destaques
Projeto
Publicado em: 08/11/2017

Projeto Incentivo a Leitura proporciona formação plena do aluno

"Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas." Esta frase do poeta Mario Quintana resume bem o objetivo do Projeto Incentivo a Leitura do professor de Língua Portuguesa Israel Scárdua, desenvolvido com os universitários dos primeiros períodos do CET-FAESA.

O professor explicou que durante o Projeto ele adota, no mínimo, quatro livros, sendo um da coleção "Para gostar de ler"; outro de um autor capixaba; um escritor clássico de língua portuguesa; e um título brasileiro contemporâneo que fica a escolha do aluno. Além disso, há ainda o incentivo a leitura de jornais diários, como A Tribuna e A Gazeta, disponíveis na biblioteca.

Neste semestre os alunos puderam escolher entre os escritores capixabas Lorena Pessanha e Marcos Buback, este último foi aluno da Instituição. O professor lembrou que em sala de aula percebeu a habilidade de Buback e então o orientou a buscar recursos para editar seus livros, já são cinco títulos publicados, dentre os quais, dois o professor escreveu a orelha.

Os autores estiveram na Instituição para um "Encontro com o escritor" e os alunos tiveram a oportunidade de conversar com eles sobre a literatura capixaba, o fazer poético, sobre as inspirações para escrever os poemas, as dificuldades encontradas no cenário cultural brasileiro e capixaba, dentre outros assuntos, além de terem a oportunidade de ganhar uma dedicatória em seus livros.

INCENTIVO A CULTURA

Scárdua falou que um dos conteúdos da língua portuguesa é a comparação entre as linguagens verbal e não verbal, ou seja, a que está presente, muitas vezes, na imagem. " A leitura de uma obra de arte é essencial para a compreensão de mundo e autoconhecimento. A arte é uma linguagem universal, permite muitas possibilidades de leitura, assim como a língua. Além disso, há a importância de o aluno ser inserido no cenário artístico e cultural capixaba", detalhou.

No Projeto os alunos também são incentivados a participar de eventos culturais, alguns que contaram com a participação dos alunos foram: À Vernissage, da exposição Vitória em Arte; as exposições Acordes, no Teatro Carlos Gomes; Harmônica , no Teatro do Sesi; a apresentação da ópera La Boheme, na qual teve a participação do professor Israel pintando um retrato de uma das personagens durante a execução da obra, no Teatro do Sesi; a exposição Mágica; e aos concertos do V Festival de ópera de música erudita do Espírito Santo. 

O professor disse ainda que a Instituição de ensino tem que estar sempre atenta à formação plena, não limitando apenas as habilidades técnicas, e o contato com a arte possibilita a construção e formação do aluno tanto na vida pessoal como profissional.

Confira as fotos:

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Voltar
LiveZilla Live Chat Software