Publicado em: 06/11/2018
Alunos apresentam resultados do 2º ciclo do Projeto Integrador
Os universitários do segundo período da Faculdade de Tecnologia FAESA - CET-FAESA apresentaram os resultados do segundo ciclo de seus Projetos Integradores, uma atividade interdisciplinar que tem por objetivo integrar o conteúdo teórico e prático através de temas escolhidos pelos alunos. As apresentações ocorreram nos dias 30 e 31 de outubro.
O professor e coordenador de Pesquisa e Extensão Leonardo Rocha explicou que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos têm base na iniciação científica, onde é possível desenvolver pesquisa teórica e também estudos de campo, seja com abordagem quantitativa ou qualitativa. "Nesse processo, o professor participa como orientador e propõe situações de ensino baseados nas descobertas do aluno, permitindo que ele reflita sobre as ações e sejam capazes de desenvolver sua aprendizagem", detalhou.
Os temas escolhidos pelos alunos para desenvolverem seus projetos foram variados, desde Relacionamento Interpessoal e comunicação com a gestão, onde o grupo pode ir até uma empresa e através de pesquisa avaliar o grau de satisfação do colaborador com a empresa; passando por Logística aplicada aos rebocadores portuários do Espírito santo, quando foi avaliado o que é o serviço, como funcionar o processo e suas tecnologias; Industria 4.0, explicando seu conceito, modelos e como ela contribui para otimização de processos; O cultivo do mamão detalhando todo o processo desde o plantio a venda; o E-Social, assunto em voga nas empresas por ser uma recente obrigatoriedade do Governo Federal.
Ao final das apresentações o professor Leonardo orientava os alunos quanto a como evoluir em seus temas e a melhor maneira de transmitir os conhecimentos nas apresentações. Rocha enfatizou que esse é o momento de mostrar os resultados obtidos até o momento, mas também é uma oportunidade de exercitar o ato de falar em público e transmitir o conhecimento de maneira clara e destacou que a prática é a melhor maneira que alcançar a perfeição.