Publicado em: 18/07/2019
Egresso conquista bolsa de mestrado e concorre a prêmio de grande reconhecimento
"Não é a força ou a sorte, mas o empenho e a persistência que determinam seu sucesso", essa frase dita pelo egresso Angelo Manette Cavalcante resume bem a trajetória de conquista que ele tem trilhado, fruto de muito empenho e foco.
Hoje ele cursa mestrado com bolsa acadêmica na FUNIBER pela Universidad Europea del Atlántico e concorre a premiação no Prêmio Proteção Pesquisa em Segurança e Saúde no Trabalho, o maior do Brasil.
Graduado em Logística no CET-FAESA, logo depois de formado ingressou na especialização em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, área em que atua profissionalmente há mais de 15 anos.
Em 2017 iniciou o mestrado, no qual conquistou bolsa de estudos através da avaliação de critérios associados a área acadêmica e profissional. "O foco principal dessa formação é desenvolver profissionais competentes para implantar um sistema de gestão integrada na empresa, que permita cumprir a legislação vigente e obter uma série de vantagens competitivas", explicou.
Para tantas conquistas alcançadas, Angelo diz que o CET-FAESA teve um papel muito importante, destacando que mesmo antes de ingressar a Faculdade, sempre teve uma referência positiva da Instituição e isso foi fator decisivo na escolha do curso de Logística no CET-FAESA. "Diversos amigos que estudavam na instituição comentavam muito bem da faculdade, tanto da estrutura quanto do corpo docente. O conhecimento acadêmico desenvolvido pelas disciplinas em conjunto com o dia a dia profissional foram de suma importância para a conquista da bolsa", destacou.
Prêmio Proteção Pesquisa em Segurança e Saúde no Trabalho
O egresso comemora a participação no prêmio, disse que ele mostra que escolheu o caminho certo e que é um marco para sua trajetória profissional, registrando seu nome na história da profissão em que atua. Porém, ressalta que o melhor de tudo é saber que os resultados dos estudos irão se estender e ecoar na vida de muitas pessoas de maneira positiva, contribuindo proativamente para a sociedade e o mercado.
O projeto apoia micro e pequenas empresas, ensinando em como se auto avaliarem no desempenho com as principais documentações de Saúde e Segurança do trabalho, garantindo a oportunidade de se tornarem mais capacitadas e preparadas para atenderem o mercado de forma robusta.
Angelo pontuou que independente da colocação, sendo Ouro (1º lugar), Prata (2º lugar) ou Bronze (3º lugar), o artigo será publicado na edição especial da Revista Proteção, reconhecida como melhor conteúdo técnico da área no país, prevista e distribuída em todo Brasil. No próximo dia 08, ocorrerá o evento de premiação em São Paulo.
Planos para o Futuro
Quanto a vida profissional, disse que esse ano completa 15 anos como profissional de Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho e tem expectativa de continuar em grandes projetos de desenvolvimento do Brasil, contribuindo para a melhoria contínua dos sistemas de gestão, buscando a conformidade legal e prevenção de acidentes e doenças no trabalho.
Ele finaliza com uma mensagem aos mestres que fizeram parte da vida acadêmica dele no CET-FAESA e aos docentes:
Aos professores do CET FAESA, obrigado por me proporcionar o conhecimento não apenas racional, mas a manifestação de caráter e afetividade da educação no processo de formação profissional, não por terem me ensinado, mas por terem me feito a aprender. Aos estudantes, não é a força ou a sorte, mas o empenho e a persistência que determinam seu sucesso.
O coordenador de curso, Leonardo Rocha, destaca que exemplo como o do Angelo serve de inspiração para outros alunos, uma vez que, quando a pessoa almeja algo dentro das possibilidades reais, temos condições de alcançar, basta se planejar e se empenhar para o resultado. E lembra que "uma das funções do professor é mediar o conhecimento para o aluno, para que não apenas o ensine, mas para que a aprendizagem aconteça verdadeiramente, para que esse conhecimento mediado pelo professor possa ser aplicado conforme os objetivos do aluno, com isso a satisfação do professor, ou seja, sua motivação está justamente na contribuição para esse alcance que o aluno conquistou com excelência."